Paciente com doença renal crônica consegue na Justiça reverter a negativa de reembolsos de tratamento de diálise (método hemodiafiltração HDF online de alto fluxo)
João | Em 4 de novembro de 2024 | Direito à Saúde
Paciente portador de doença renal crônica, que precisa realizar diálise pelo método “hemodiafiltração HDF online de alto fluxo”, deve ter o tratamento integralmente custeado pelo plano de saúde. Para a Justiça, o tratamento e o local a ser realizado deverá ser exatamente aquele indicado pelo médico que atende o paciente.
O plano de saúde havia diminuído o número de sessões necessárias para o paciente, além de reduzir drasticamente o valor dos reembolsos, forçando-o a usar rede própria do convênio.
Desta forma, o consumidor se viu obrigado a recorrer à Justiça para garantir a cobertura total do tratamento e, por meio de uma liminar, foi determinado que o plano de saúde arque com todas as sessões necessárias na clínica escolhida, e arque também com o reembolso integral das próximas sessões, incluindo ainda a restituição dos valores pagos e não reembolsados das sessões anteriores.
O Tribunal fundamentou que a redução dos reembolsos coloca em risco a continuidade do tratamento médico.
Para ler a decisão completa, siga abaixo. Se você ficou com dúvidas, não se preocupe. Nosso time estará pronto para esclarece-las. Procure-nos!